Ansiedade, você a possui?

Quero nesse texto falar sobre um assunto que aflige a muitas pessoas no mundo e que tem sido chamada por alguns profissionais da área medica da “doença do século”, a ANSIEDADE!

Não quero aqui trazer condenações ou julgamentos para vocês, mas muitas pessoas sofrem desse mal e a ansiedade não é exclusiva das pessoas que não tem aliança com Deus, ela acomete até com os cristãos mais fervorosos. Existem pessoas na Bíblia que passaram por esse mal, mas venceram, sendo assim todos nós podemos vencê-la também!

Além de ser Coach, sou estudante de psicologia e desde quando eu entrei na faculdade que ouço falar dos crescentes índices relativos à ansiedade. Essa doença aflige cerca de 264 milhões de pessoas ao longo do globo, das quais 18 milhões (9,3% da população com ansiedade) estão no Brasil, fazendo do nosso país o mais ansioso do mundo.

Nesse artigo de hoje eu falo com você que faz parte desse grupo, VOCÊ PODE SER LIVRE DESSE MAL! E você me perguntaria como e te respondo, fique comigo até o final desse artigo que te direi como!

O primeiro passo para você sair desse desafio vitorioso ou vitoriosa é admitir que possui essa doença e que quer se ver livre dela, pois assim fica mais fácil de se obter ajuda. O segundo passo é você buscar ajuda, seja de profissionais de saúde mental (Psicólogos e Psiquiatras) para te ajudar com remédios (quando necessário) e psicoterapia. Terceiro passo é não ter preconceito, pois o preconceito dificulta o processo de cura dessa doença, durante anos a igreja e a sociedade brasileira tratou o uso de remédio e o acesso a psicoterapia e a psiquiatria como algo pejorativo e sem valor, contudo esses fatores são de extrema importância para sair dos quadros de ansiedade. Não pense que todos que possui ansiedade terão que tomar remédios, mas acredito que a psicoterapia é uma das principais armas contra a ansiedade.

Um outro passo que acredito ser complementar a essa tríade de passos acima citados, é o processo de coaching, pois ele vai fazer com que a pessoa ansiosa aprenda um grande repertorio de comportamentos que irão fazer com que a ansiedade seja aplacada e ela possa viver de forma plena, com paz, tranquilidade e prazer.

Repertórios tais como: 1. Entender o que é real e o que é imaginário (saber o que é imaginário e real ajuda no alivio dos sintomas de ansiedade, pois quando ficamos PRE-ocupados com o imaginário não vemos a real situação e ficamos ansiosos por coisas que nem existem na realidade); 2. Saber RESPIRAR direito alivia os sinais de estresse e da ansiedade (existem exercícios respiratórios que elevam a oxigenação do sistema nervoso central e combatem os sinais de ansiedade); 3. Parar de se COBRAR tanto, isso é uma grande atitude para aliviar a ansiedade, deixe para se cobrar quando realmente algo sair do controle e tenha momentos certos para se preocupar, quando resolver os problemas siga em frente e não fique voltando ao problema resolvido; 4. Reservar momentos para o seu lazer e diversão, faça coisas simples que te divirta e te distraia, não leve a vida sempre “a ferro e fogo”, curta momentos com pessoas que você ame e seja feliz; 5. Ter uma vida saudável, praticando atividades físicas e ter uma alimentação saudável e equilibrada, aumente o seu AUTOCONHECIMENTO e desenvolva EQUILIBRIO EMOCIONAL isso é a base de uma vida de plenitude. Isso tudo pode desenvolvido através do processo de Coaching com ferramentas validadas pela ciência e com o empenho do profissional Coach promovendo em sua vida consciência de seus pontos forte e potencialidades que ajudarão a vocês a viver uma vida sem ansiedade e mais plenitude.

Uma outra coisa que não podemos esquecer é a Palavra de Deus e a bondade dele para com as nossas vidas, a Bíblia está recheada de passagens que eleva a nossa alma para o que realmente importa, que é aquilo que Deus separou para que nós vivêssemos aqui nessa terra. Tenha convicção de que Deus te chamou para viver uma vida prospera e abundante e viver ansioso não foi o que Ele propôs para seus filhos. Preste atenção no que o Ap. Paulo lhes diz: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7), agora aprenda a descansar em Deus, pois Ele é o maior interessado em te fazer ser uma pessoa plena.

Por isso meus queridos, que estou aqui a vos falar, se vocês se abrirem para tudo que escrevi nesse texto eu tenho plena certeza de que a sua vida vai ser mais plena e prospera. Viver sem ansiedade pode ser difícil, mas nunca será impossível se você sempre se comprometer com o seu bem estar e se abrir para o que Deus te reservou!

Amo vocês e desejo tudo de bom que Deus pode dar, de seu Coach,

Victor de Castro

Instagram: @victordecastro.oficial

Facebook: @victordecastro.oficial

Whatsapp: +55 (71) 98808-3003

Victor de Castro é formado pela sociedade Brasileira de Coaching, casado com Carol de Castro, formando em psicologia, formado pelo Centro de Treinamento bíblico Rhema Brasil, certificado em Inteligência Emocional pelo método CIS.Victor de Castro é formado pela sociedade Brasileira de Coaching, casado com Carol de Castro, formando em psicologia, formado pelo Centro de Treinamento bíblico Rhema Brasil, certificado em Inteligência Emocional pelo método CIS.

Instagram: @victordecastro.oficial

Facebook: @victordecastro.oficial

Whatsapp: +55 (71) 98808-3003

Site: victordecastro.org

Whatsapp: +55 (71) 98808-3003

About the author

Related