MDT SUPER BANNER
Entrevista

“A crise pode iniciar uma nova estação para a igreja no Brasil”, diz pr. Eduardo Bortolossi

Em entrevista ao Guiame, o pastor Eduardo Bortolossi, da Igreja Batista Independente de Sorocaba, falou sobre a relevância das igrejas em tempos de pandemia.

18/05/2020 22h32Atualizado há 1 semana
Por: Carlos Sobrinho
Fonte: Guiame
7

As igrejas devem ser relevantes não apenas em sua função espiritual, mas também social. Essa é a visão do pastor Eduardo Bortolossi, da Igreja Batista Independente de Sorocaba, que até sexta-feira (15) produziu mais de 5 mil máscaras e arrecadou 18 toneladas de alimentos para serem distribuídos por toda a cidade.

“Uma igreja relevante precisa ser um agente de transformação no bairro, na cidade onde ela está inserida”, disse o pastor Eduardo ao Guiame.

O trabalho social não é novidade para os 4.500 membros da IBIS, mas se intensificou ainda mais durante a pandemia. A Igreja Batista Independente de Sorocaba tem investido grande parte de seus recursos para projetos na cidade e missões.

“Toda igreja deve ter um papel social, investir recurso nisso e colocar as pessoas para servir nisso”, observa. “O amor não é só o que se fala, é o que se faz”.

A exemplo disso, o pastor lembra de quando os médicos da igreja foram incentivados a doar tempo de sua agenda para atender população carente. “Isso transformou a cidade e tivemos que abrir uma casa com dezenas de médicos para atender a população”, conta.

Em tempos em que muitas pessoas estão sendo envolvidas pelo medo, o pastor Eduardo esclarece que “o medo é inimigo da fé e do avanço”. Por outro lado, ele defende que as igrejas e cristãos em geral adotem as orientações de saúde para evitar a propagação da Covid-19.

“A igreja precisa tomar todos os cuidados, porque ela não pode ser um agente de transmissão da doença em um momento como esse. É preciso ter precaução e responsabilidade, mas continuar avançando, porque maior é o que está em nós”, avalia.

“O segredo que eu vejo é não parar de fazer as coisas mínimas, continuar fazendo o que dá. Por exemplo, até esse momento eu não posso fazer o culto presencial, mas eu posso fazer online ou atender uma pessoa individualmente. 

Falando sobre o cenário do Brasil, Bortolossi acredita que o momento de crise pode “inaugurar uma estação completamente nova” para a igreja brasileira. “Creio que haverá um tempo de muito avanço para a Igreja do Brasil, creio que uma colheita muito maior está chegando e que os pastores têm que ter esperança”, afirma.

“Creio que Deus vai mandar toda a provisão necessária e que vamos viver o maior tempo que já vivemos no Brasil para o Evangelho”, conclui o pastor.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários