Segunda, 30 de Novembro de 2020
71 99238-9495
Cotidiano João 8:32

“Jesus é revelador da verdade”, diz geneticista que chefia pesquisas de Covid-19 nos EUA

O geneticista cristão Francis Collins, chefe dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, recebeu o Prêmio Templeton por defender a integração da fé e ciência.

26/05/2020 11h23
94
Por: Carlos Sobrinho Fonte: Guiame
“Jesus é revelador da verdade”, diz geneticista que chefia pesquisas de Covid-19 nos EUA

O geneticista e médico Francis Collins, diretor dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH, na sigla em inglês), conhecido por defender fé e ciência, recebeu na última quarta-feira (20) o Prêmio Templeton 2020.

Conhecido por liderar o Projeto Genoma Humano até sua conclusão bem-sucedida em 2003, Collins demonstrou como a fé pode inspirar pesquisas científicas. “A crença em Deus pode ser uma escolha inteiramente racional”, disse em seu livro A Linguagem de Deus (2006). “Os princípios da fé são, de fato, complementares aos princípios da ciência”.

Collins, de 70 anos, faz parte da força-tarefa do coronavírus da Casa Branca e revela que tem gastado suas horas de sono pelo esforço de encontrar tratamentos e uma vacina para a Covid-19.

Em declaração ao site do Prêmio Templeton, ele falou como encara sua fé em meio à uma pandemia global que já deixou milhares de mortos.

“Lamento pelo sofrimento e pela morte que vejo ao redor e, às vezes, confesso que sou assaltado por dúvidas sobre como um Deus amoroso permitiria tais tragédias. Mas então me lembro que o Deus que estava pendurado na cruz está intimamente familiarizado com o sofrimento. Aprendo e reaprendo que Deus nunca prometeu a ausência de sofrimento — mas antes ser ‘nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia’ (Salmo 46)”, disse Collins.

Heather Templeton Dill, presidente da Fundação John Templeton, elogiou Francis Collins por envolver cientistas e religiosos para “uma integração sóbria e intelectualmente honesta das perspectivas científica e espiritual”.

Enquanto cursou Medicina da Universidade da Carolina do Norte, Collins lutou com questões religiosas e passou a ser ateu. Mas durante sua residência, ele foi tocado pela fé de muitos pacientes. Sua jornada ao cristianismo começou depois que seu vizinho, um pastor metodista, o mostrou os escritos de CS Lewis.

Vendo a necessidade de criar uma plataforma para um diálogo sobre ciência e religião, Collins e sua esposa, Diane Baker, fundaram a organização BioLogos Foundation em 2007, esclarecendo por que a ciência não entra em conflito com a Bíblia. 

Em 2009, o ex-presidente americano Barack Obama nomeou Collins como o 16º diretor dos Institutos Nacionais de Saúde, tendo seu cargo renovado pelo presidente Donald Trump em 2017. Ele é o diretor mais antigo da história da agência.

Collins afirma que a visão de mundo é empobrecida quando se descarta a perspectiva da fé. “E, para minha surpresa, a pessoa de Jesus emergiu como o mais profundo revelador da verdade que eu já havia encontrado”, destaca. “Eu poderia ser cientista e cristão? Minha cabeça não explodiria? Bem não. Isso não aconteceu”.

“Em Mateus 22:36-37, os discípulos pedem que Jesus diga qual é o maior mandamento da Lei. Ele respondeu: ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Nossas mentes deveriam estar envolvidas nisso. Isso significa que a ciência não é apenas um exercício intelectual estimulante, não apenas uma incrível história de detetive, mas também pode ser uma forma de culto”, avalia Collins.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA
Atualizado às 17h07 - Fonte: Climatempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 30°

31° Sensação
17 km/h Vento
62% Umidade do ar
60% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 30°

Sol e Chuva
Quarta (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias